segunda-feira, 5 de março de 2007

Empadão de frango *

Ingredientes principais
2 bases de massa folhada (compro massa fresca já pronta no hiper)
Frango
Cebola, alho q.b
Azeite q.b.
Tomate
Louro
Salsa
Pimento

São várias as possibilidades para esta receita. Vou dar uma ideia do que faço e depois, cada uma de vós dá asas à imaginação e vai experimentando e personalizando!

Pica-se cebola, alho e refoga-se num pouco de azeite. Mistura-se um pouco de tomate, 1 folha de louro, salsa, pimento e o frango cortado em bocados e leva-se tudo a estufar (normalmente uso panela de pressão porque é muito mais rápido e prático). Quando o frango já está quase estufado, adiciona-se cenoura em rodelinhas finas, cogumelos e cubinhos de bacon (aqui entra a vossa imaginação, adicionem os vossos ingredientes preferidos).

Assim que estiver pronto, retira-se peles e ossos do frango e esfia-se.

Numa travessa coloca-se uma base de massa folhada e pica-se com um garfo. Por cima coloca-se o frango já desfeito, e o restante preparado de cenoura, cogumelos e cubinhos de bacon. Rega-se com um pouquinho de molho do estufado se o frango estiver muito seco (mas muito pouco ou a massa vai ficar demasiado húmida). Cobre-se com a outra base de massa folhada e pincela-se com ovo batido. Vai ao forno (ver na embalagem da massa folhada os tempos e temperaturas pois pode variar de marca para marca).

Pode servir-se quente ou frio.

Dica 1: Este prato é excelente para quando se tem visitas. O frango pode estufar-se previamente e, antes um pouco de as visitas chegarem, é só colocar entre as bases de massa folhada e levar ao forno. Assim podem estar lindas e maravilhosas quando as visitas chegarem, nada de stress e a casa sem cheiros a comida!

Dica 2: Pessoalmente gosto muito deste empadão frio. Por isso normalmente faço em maior quantidade para guardar para almoços e/ou jantares do(s) dia(s) seguinte(s).


* não me responsabilizo por danos no aparelho digestivo de quem tiver a coragem de experimentar as minhas receitas.

1 comentário:

Anónimo disse...

ummmm apetitosooo =D