sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hoje jantei assim...



Bacalhau com broa
(na verdade foi o almoço de domingo e não o jantar de sexta-feira)

Receita original: Delicias e Companhia

Ingredientes:
2 broas de milho (cerca de 2 Kg)
4 lombos de bacalhau
1 pimento vermelho cortado em tiras
200 gr. de bacon às tirinhas
azeite
8 dentes de alho
pimenta q.b.
1 molho de coentros
1 cebola grande
Sumo de 1/2 limão
1/2 litro de leite
Demolha-se previamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite, temperado com o sumo do limão e com a pimenta.Dá-se uma fervura ao bacalhau ainda no leite. Retira-se o bacalhau, coa-se o leite e reserva-se.Desfia-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas.Entretanto desfaz-se o miolo da broa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado. A broa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada. Junta-se o leite que se reservou à broa e mistura-se bem.Refoga-se 1 cebola às rodelas e 2 dentes de alho picados em azeite. Junta-se o pimento, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 15 minutos.Numa travessa untada com azeite deita-se metade da broa, a mistura do bacalhau e a restante broa por cima. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar. Decorei com azeitonas pretas e servi com salada.

Depois de Comido:
É uma boa receita para quando há muitos convidados e dá bem para uma refeição ao estilo bufft. Não usei o pimento porque lá em casa há muito quem não goste e não sentimos a falta. O bacon também não usei porque me esqueci de comprar e na hora "h" já não dava. Mas, ao contrário do pimento, sentiu-se a falta. Algumas pessoas sentiram alho a mais mas penso que com o bacon a coisa tinha disfarçado. A repetir!

1 comentário:

Flores disse...

Ia perguntar se não seria de retirar o pimento. Lá em casa tb não somos fãs. E vou experimentar. Num almoço de domingo tb q isto não é jantar para ninguém. :)