sábado, 31 de maio de 2008

Pataniscas de bacalhau com arroz de favas




Uma receita antiga, para usar restos de bacalhau ou de outro peixe, e as favas da época.

Pataniscas
ingredientes: 1 posta de bacalhau cozida (pode ser qualquer outro peixe e também já comi com delícias do mar) desfiado e limpo de peles e espinhas, 2 colheres de sopa (cs) de salsa picada, 30 cl de água, 20 cl de cerveja (pode substituir-se por 2 cs de vinagre, 3 ovos, 1 cebola bem picada, 2 dentes de alho picados, 160 gr de farinha com fermento, sal, pimenta e noz moscada qb.

Numa taça misturamos a farinha com água e a cerveja. Juntam-se os ovos e mexe-se bem. Em seguida o peixe, a cebola, o alho, salsa e mexe-se bem. Tempera-se a gosto e fritam-se colheradas desta massa em óleo bem quente.

Arroz de favas

Estufar um pouco as favas em cebola e azeite e depois juntar o arroz e a água. Fácil, rápido e saboroso. A única maneira de pôr os meus pikenos a comer as favas. Eu tiro a casca às favas.

1 comentário:

AnaBond disse...

eu adooooooro as pataniscas da minha mãe. não sei se são assim feitas, tenho de lhe pedir a receita. mas nem costumamos fazer fritos lá por casa.

dispenso é as favas :D