terça-feira, 20 de maio de 2008

Hoje jantámos assim...

Nada de especial.
Tinha bifes de perú.
Para mim seria grelhado, obviamente. Como não me apetecia fazer salada, que como em todas as refeições e como tinha um abacaxi aberto que se não comesse estragava-se, resolvi acompanhar o meu bife de perú grelhado (temperado com tomilho e sal - o tomilho já vem enfrascado da Amargão, se não me engano) com o abacaxi. Soube-me bem e é sempre uma alternativa à salada.

Para eles fiz arroz de cenoura e os bifes foram fritos com um pouco de manteiga com alho da Vaqueiro (pub) e sal. Eles não gostam muito dos bifes de perú grelhados.

Do arroz: bendito arroz basmati. Em água a ferver cozo a cenoura e só juntei uns minutos depois o arroz basmati - só gosto do da Saludães, passo a publicidade - sal, e com água sempre a mais (não as duas chávenas para uma de arroz). Depois de cozido é só escorrer a água e já está. Soltinho, com gosto e tudo.
(já falei deste arroz pois não se tem de fazer refugado nenhum para ter gosto)

4 comentários:

Flores disse...

Tb acompanho mts vezes a carne com abacaxi.

Ainda não experimentei o basmati, pq ainda ninguém me tinha dito o q aqui disseste. É já a seguir.

E nos fritos, lá de casa, usamos sp azeite.

E se tivesses a caixa de comentários aberta lá do outro lado, dizia-te q a feira do livro abre no sábado.

(já disse q vcs são a minha musa inspiradora? Pois...)

CGM disse...

E eu vou tirando daqui ideias para uns pratos menos calóricos. Experimenta "grelhar" também o abacaxi, já provaste? Diferente, eu adoro.

Márcia Carvalho disse...

Não sou grande fã do basmati! Ao contrário da maioria das pessoas, gosto do arroz molhado ou então perto do "todos juntos venceremos"! Sempre gostei do arroz das cantinas da escola/universidade :)
Dizem que o abacaxi é o melhor futo para absorver gorduras, confirmas?!

AnaBond disse...

oh florinhas... obrigado, mas sempre podes mandar mail :P
(para já fica fechadinha, depois logo se vê)

mãe da malta, prefiro mesmo assim que grelhado :)

márcia, eu gosto do arroz 'todos juntos venceremos' quando é arroz de alguma coisa, tipo de peixe, de marisco, de polvo, etc... este arroz gosto dele mais solto.
lá por casa temos sempre 3 variedades. basmati, agulha e carolino. o agulha já uso menos mas acabo por usar quando quero variar os gostos (e quando tenho mais tempo para fazer o refogado).

e confirmo que o abacaxi ajuda na retenção de líquidos e na digestão. não tanto na parte de absorver gorduras, que isso não faz. é diurético e facilita a digestão.
para quem, como eu, tem muita retenção de líquidos, pode comer abacaxi e muiiita melancia, por exemplo.