segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ora então... Hoje Jantei Assim

(ena, caraças... a responsabilidade de inagurar a rubrica!)



Entrada: pães torrados no forno, com queijo
Prato: esparguete à carbonara com gambas
Acompanhamento: bróculos cozidos




Confecção:
a- pães torrados no forno, com queijo. Esta é uma das entradas preferidas da minha filha mais velha, e faço normalmente com pão de cacete e queijo mozarella ralado. Quando (como hoje) não tenho estes tipos de pão e queijo, uso pão de forma fatiado e queijo flamengo. Basta dispôr o queijo em cima do pão, juntamente com uma colher (de chá) de azeite e um pouco de salsa e coentros moídos. Leva-se ao forno quente durante 10 minutos e fica pronto mal o queijo derreta e o pão comece a ficar dourado.

b- esparguete à carbonara com gambas. Pus o esparguete a cozer e, enquanto isso, preparei as gambas. Usei gambas congeladas e descascadas (que, para mim, são muito menos saborosas que as restantes), que cozi, e depois fritei juntamente com bacon. Entretanto, misturei natas, sal e um caldo de vegetais (com caldo de marisco também fica óptimo). Quando o molho começou a apurar, juntei o esparguete, já cozido.

Para acompanhamento, fiz (a pedido dos filhos que, à partida, isto não combina nada com carbonara) bróculos cozidos.

Da sobremesa não há fotos, porque a criançada teve direito a um gelado (e confesso que sobremesas caseiras são raras cá em casa).

E pronto, missão cumprida!

(não coloquei propositadamente quantidades. Não só porque é um prato feito a olho, mas principalmente porque as minhas quantidades dão para o batalhão que tenho cá em casa)

5 comentários:

CGM disse...

Ai que já estou a ficar nerbosa!

Que bom aspecto, Alda. A carbonara de gambas interessa-me, gambas com bacon é uma mistura diferente.

AnaBond disse...

os pães torrados são muito à frente :D

boa boa... ahahha, nem mem lembrei disto quando ontem tirei o jantar.
amanhã vai ser lindo, vai... a ver se não me esqueço.

beijos.

S.A. disse...

epá
caraças!!

hoje sou eu!!

tou lixada!

Márcia Carvalho disse...

com direito a entrada e tudo, sim senhora... Já exprimentaste o esparguete preto? vai muito bem com as gambas. Eu costumo saltealas com alho e azeite mas com bacon também deve ficar muito bem!

Alda Benamor disse...

Márcia,
já experimentei o preto e o multicolor, mas a minha filha mais nova tem a mania de que massa que não é 'branca' não sabe bem...