quinta-feira, 22 de maio de 2008

Receitas tradicionais


Porque hoje é feriado, chove, foi o nosso almoço e porque sim, vou inaugurar uma nova rubrica: receitas tradicionais, daquelas que sabem bem, são económicas e não muito demoradas.

Arroz de carqueja

Uma receita antiga da Beira Alta, muito apreciada cá em casa. Existem bastantes variações usando várias carnes - do coelho ao cabrito. Eu prefiro a carne de porco.

Ingredientes: costela e/ou outra carne de porco partida em cubos, 1 chouriço de carne (do regional), cebola, alho, 2 copos de vinho tinto, um ramo de carqueja, arroz carolino, couve galega, feijão previamente cozido (ou enlatado).

Confecção: na véspera tempera-se a carne com sal, paprica ou colorau picante, muito alho fatiado e 1 copo de vinho e deixa-se marinar (pode ser 2 dias). Fica mais saboroso se se mexer várias vezes.
Faz-se um refogado leve de cebola e azeite, junta-se a carne escorrida e o chouriço partido às rodelas. Estufa-se até a carne perder o sangue, juntam-se o vinho e a carqueja e fica a cozer até a carne estar tenra. Pode-se juntar água para não queimar. Quando a carne está quase tenra junta-se a couve galega ripada e envolve-se.
Junta-se o arroz e envolve-se no refogado, mexendo várias vezes para absorver o gosto e só depois se junta a água, que é sempre mais do dobro do arroz (por ex. se forem 2 chávenas de arroz junta-se um pouco menos de 5 chávenas de água). Quando o arroz está quase cozido junta-se o feijão e deixa-se apurar.

Pode parecer complicado mas não é, numa hora está pronto e o sabor é divinal.

PS a carqueja apanha-se nas serras do norte de Portugal e seca-se em qualquer local arejado e sem luz
directa do sol . Já existe à venda nas boas ervanárias, mas atenção não é a mesma coisa que a flor de carqueja. A flor é mais adocidada que a rama.

2 comentários:

AnaBond disse...

ia mesmo perguntar o que é uma carqueja... ihhihhi

vou guardar a receita... gosto destas marinadas.
tenho uma para depois postar, mas tenho de pedir indicações ao maridinho que nunca sei as coisas de cor.

CGM disse...

Acho que no Sul também há carqueija, pelo menos o nome é-me familiar...

Boa ideia Eva, esta dos "regionais" :)